1 de set de 2010

Estudantes dos EUA criam carro mais veloz do mundo

Recorde anterior era da própria equipe, a Buckeye Bullet. Foto: Reprodução

 

O carro elétrico mais veloz do mundo alcançou, em testes realizados semana passada, 515km/h na velocidade máxima. Criado por estudantes da Universidade de Ohio, nos EUA, o automóvel fez uma média de 495km/h durante o trajeto de ida e volta, batendo o recorde anterior cravado pela própria equipe, chamada Buckeye Bullet.

Como todo veículo feito para bater recordes, a carroceria lembra mais um desenho animado do que algo que usaríamos como meio de transporte. Mas se a aparência é muito diferente dos produtos comerciais, as baterias de lítio foram fornecidas pela A123 Systems, fornecedora de fabricantes como a Chrysler, explica o site Inhabitat. O recorde é reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.

E no que dependesse da parte elétrica, a máquina poderia até ter ido até mais rápido: após o recorde, uma nova tentativa falhou por causa de uma falha mecânica do veículo, que não resistiu ao torque do motor. A equipe não conseguiu fazer os reparos para permitir novos testes desta vez, mas o projeto continua e novas versões do protótipo estão previstas.

O recorde é interessante porque remete ao início da medição de marcas de velocidade em terra. Os primeiros dois registros de velocidade máxima, anotados em 1898 e 1899, foram feitos com veículos elétricos, que, pilotados por Gaston de Chasseloup-Laubat em Achères, na França, atingiram as estupefacientes marcas de 63 e 70 km/h, respectivamente. O próximo recorde, medido apenas em 1902, já era com um motor a vapor.

Fonte:tecnologia.terra.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário