29 de nov de 2010

CHEVROLET C-10 SSORAF CAR

Quando alguém tem um sonho, e obtém as condições variadas ideais para realizá-lo, ver o objeto sonhado pronto, é algo indescritível. Nós aqui do KMDOZE, acompanhamos a transformação de um sonho em realidade aqui mesmo em Passo Fundo, onde o empresário Marcelo Araújo Vargas, titular da M.A.V. Design e proprietário da Ssoraf Car, consegui depois de dois anos aproximadamente, deixar seu sonho rodando, e chamando a atenção, aonde quer que vá.
Falamos da Chevrolet C-10 que o Marcelo adquiriu totalmente original, desmontou inteira, parafuso por parafuso, e reconstruiu do zero, com inúmeras modificações que a transformaram num veículo exclusivo. O primeiro passo, foi definir o tipo de carro que ele queria construir. Definido isto, saiu atrás da base do projeto, que foi adquirida na região serrana gaúcha. Em seguida iniciou a compra de peças, tanto originais quando as especiais, relacionadas a motor, suspensão, rodas, injeção de combustível e outros.
Fase seguinte, a carroceria foi raspada até a lata e repintada com várias demãos de tinta e verniz de ótima qualidade, o que garantiu um perfeito resultado. Enquanto isso, as modificações na suspensão e chassis começaram a ser feitas pela competente equipe da Oficina Ssoraf Car. O motor, um 4.100 Chevrolet, foi enviado a São Luíz Gonzaga, para as mãos do ex-piloto de arrancada e  exímio preparador Dornelles, que atendendo as especificações do Marcelo Vargas, fez um motor forte, mas confiável e com previsão de durabilidade.
Todas as partes reunidas, a C 10 foi remontada, acertada e testada, e até uma apresentação ao público automobilista de Passo Fundo, foi feita, onde a pick-up debutou em alto estilo. No slide show abaixo, algumas fotos do processo de montagem e da apresentação do veículo ao público.





Ainda durante a fase de montagem fizemos um vídeo dos acertos do motor, feitos através de sistema computadorizado que regula todas as funções vitais da C 10.  sem o sistema de exaustão de aço inoxidável instalado, o ronco ficou absurdo, e você pode conferir ela na lenta. De pé embaixo, perdemos a qualidade do som!!!!



Como o mundo evolui, e as idéias na cabeça também, pouco tempo depois, Marcelo resolveu melhorar o que já estava, para muitos, perfeito!!! Instalou suspensão a ar, fez outro motor mais forte, mas ainda pensando em durabilidade e confiança, e encaminhou a máquina para o pessoal da Hardware Car, especializados em acertos finos em dinamômetro, e outras coisinhas mais.
A Chevrolet C 10 voltou para casa, melhor do que nunca, e já fez aparição no mês de outubro ultimo, durante a Exposição de Veículos Antigos e Especiais de Passo Fundo, onde a todo instante o público pedia que fosse ligada, acelerada, que se demonstrasse a suspensão a ar, enfim, sucesso total.
De sua passagem pela Hardware Car, saiu esse vídeo, onde o dinamômetro foi usado para proporcionar, entre outros, um pequeno aumento de potência, que hoje está na casa dos 220 CVs na roda.
Segundo o feliz proprietário, muita preparação pode ainda ser acrescentada ao projeto do motor, mas como o objetivo é poder rodar, viajar e exibir a C 10, por um tempo, ela vai ficar como está.
Tire suas conclusões....O ronco de fundo no vídeo, é o motor da C 10 quando de sua passagem pelo dinamômetro....



No site Ssoraf você conhecerá outros projetos de restauração desenvolvidos pelo Marcelo Vargas. No Hardware Car, também projetos de rua e pista para uma variada gama de motores.





2 comentários :

  1. Já tive o prazer de ver essa Chevy C10 ao vivo e acelerando e é fantastico. Parabens ao Marcelo e a todos que participaram desse projeto.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí MAV...Congratulações e vc todos envolvidos na restauração!!! De repente, terá outra C10-modelo jardineira (gabine dupla) pra restaurar também...topas?

    ResponderExcluir