28 de dez de 2010

CUIDADO EXTREMO AO DIRIGIR NA CHUVA!!!

Com o começo do verão, começam as chuvas. E as primeiras chuvas são as mais perigosas,  principalmente para quem está de carro…
Por causa do tempo seco, o asfalto acaba ficando ainda mais impermeável. A água, que não tem para onde ir, forma uma perigosa lâmina sobre o piso. E é aí que mora o perigo.
Os pneus do seu carro também servem para dispersar a água, ao mesmo tempo que mantém o veículo grudado no solo. Mas para os pneus funcionarem exatamente como devem, o motorista precisa pegar leve na velocidade quando o chão está molhado.
E não tem muito segredo: é só tirar o pé do acelerador e respeitar os limites do bom senso. Com uma redução de meros 10 km/h em uma via com limite de 60 km/h, o carro ganha muito mais aderência em situações de pista molhada. Fora que fica mais fácil frear se algum imprevisto surgir.
Por isso, quando caírem os primeiros pingos do céu, lembre-se: os pneus precisam de uma margem de segurança para trabalhar quando o solo está impermeável. Reduza um pouquinho a velocidade e rode mais seguro.
Olha o vídeo ai, uma pequena amostra do temporal ocorrido dia 28 de dezembro de 2010, na cidade gaúcha de  Erechim. Em pouco mais de cinco minutos de chuva, as vias ficaram intransitáveis, e para quem estava no volante, a visão, era essa:



Outra coisa:  se você estiver dirigindo na chuva, e encontrar a aquela mal falada lâmina d’agua sobre a pista, e seu carro destracionar, se esforce pra não tirar o pé do acelerador!!! É um movimento automático, de recolher o pé, mas pode te jogar com carro e tudo prá fora da estrada!!!! Tente ficar com a mesma aceleração, ou reduzir muito lentamente a pressão no pedal. nunca tire de uma vez, e principalmente, nunca freie!!!! O veículo em movimento pode destracionar, jogar pro lado, mas vai voltar a firmar na pista em seguida, e se você tirou o pé ou freiou, ou esterçou o volante, vai ser pior a emenda, do que o soneto!!!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário