29 de mai de 2011

BMW 850 CI V12 1995

A equipe da Sem Padrão Estética Automotiva, de Passo Fundo, está entre outros trabalhos, revitalizando um modelo dos quais pessoalmente, havíamos visto somente um, e ainda no litoral cartarinense, na década de 90.

É um carro raro, de pouca produção, e  não vieram muitos para o Brasil. Trata-se de uma BMW modelo 850 Ci, fabricada em 1995 e que tem como diferenciais, o motor V 12 com 322 CV, as rodas aro 17  e a frente baixa com faróis escamoteáveis.

O carro é largo, baixo e tem “cara de mau”. Não existe coluna “B”, então  com os vidros laterais abertos, o visual é muito bonito. Completam o pacote disqueteira original no porta-malas, interior em couro e chama a atenção o painel com iluminação noturna  vermelha marcando até 300 km/h, embora a velocidade final seja limitada eletrônicamente aos 250 km/h.

O  Design da Série 8 começou em 1986, com a construção a partir do mesmo ano. A série  oito estreou no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA) no início de setembro de 1989,e foi projetada para avançar além do mercado do Série 6 original.Ambos os carros eram nitidamente diferentes no projeto, embora tenham sido considerados Supercars . A série 8, porém, teve um desempenho substancialmente melhorado, bem como um preço de compra muito maior.

Mais de 1,5 bilhões de marcos alemães foram gastos no desenvolvimento total,com a  BMW usando ferramentas de  CAD , ainda pouco comuns na época da concepção da nova carroceria.Nos testes em túnel de vento, o carro resultante tinha um coeficiente aerodinâmico de 0,29, uma melhoria significativa da anterior BMW M6 / 635CSi s '0,39.

O supercarro Série 8 apresentou o primeiro motor V-12 acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades em um carro de estrada, e  foi também o primeiro veículo com um dispositivo eletrônico "fly-by-wire" no acelerador.. A série 8 foi um dos primeiros carros da BMW, em conjunto com a Z1 , a  usar um eixo traseiro multi-link.

As vendas da série 8 foram afetados pela recessão global do início dos anos 1990, a Guerra do Golfo Pérsico, e picos de preços de energia.A BMW Série 8 saiu  do mercado norte-americano em 1997, vendendo apenas 7.232 carros ao longo de sete anos mas a fábrica continuou a produção para a Europa até 1999. A produção mundial total final foi de 31.062 unidades, e este modelo em especial, teve fabricados apenas 1.218 carros,e  está nas fotos abaixo, ainda sem o trato na carroceria!!!!

Este exemplar, foi adquirido por um colecionador que reside a cerca de 160 kms de Passo Fundo, e a trouxe na prancha hidráulica para que tenha revitalizados seu interior em couro, sua pintura, rodas e tudo o mais.

A Sem Padrão Estética Automotiva, comandada pelos irmãos Eduardo e Nino Feijó,  é reconhecida entre os antigomobilistas, pela excelência nos trabalhos de recuperação e montagem de veículos especiais e antigos. A parte eletrônica da BMW passará por revisão completa da AEM – Auto Eletrônica Marcelo, para que quando finalizada, tenha de volta todo o glamour e poder de fogo de um verdadeiro Supercar!!!





4 comentários :

  1. SHOW ESTE CARRÃO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Por favor, quanto vale um carro deste no mercado depois de pronto??
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, no mercado livre tem uma sucata para vender, por 40 mil reais...sucata para reaproveitamento de peças...nos Estados Unidos, encontra ano 91 no site Ebay, por 21mil dólares....acredito que tenha um bom valor estando nas condições desta do post....

      Excluir