5 de jul de 2011

CIA DOS INDESTRUTÍVEIS NA FENAJEEP 2011

Quem disse que tempo de serviço obriga alguém a se aposentar?? Veiculos militares recuperados estiveram expostos ao publico que visitou a Fenajeep, realizada em sua décima oitava edição, no Parque da Fenarreco na cidade de Brusque/SC, localizada a 40km de Balneário Camboriú.

Os veículos militares são de propriedade dos membros da CIA DOS INDESTRUTIVEIS.

A Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutíveis é uma associação de natureza cultural, dedicada à preservação da memória da moto-mecanização militar brasileira. Ela reúne cidadãos de todos os recantos do país em duas classes de sócios: os contribuintes (dentre eles, os fundadores) e os aspirantes. Normalmente estes associados são ex-militares,mas  muitos deles são civis que se apaixonaram pelas “viaturas” antigas.

Embora as viaturas dos associados sejam basicamente caracterizadas com o verde-oliva antigamente usado pelo Exército Brasileiro, não há nenhuma restrição a que os associados possuam viaturas da Marinha, dos Fuzileiros Navais, ou até mesmo uma embarcação, (ou ainda da Infantaria de Guarda da FAB).

As viaturas ostentam sobre o capô uma nomenclatura especial composta por três grupos alfanuméricos, onde o primeiro, indica o modelo da viatura, o segundo revela o ano de sua fabricação e o terceiro mostra as iniciais do proprietário.

A Companhia inspira-se nas Forças Armadas e por esta razão permite a repotencialização dos veículos dos confrades, mas não admite a alteração de suas características militares.

Assim sendo, é permitida a alteração da voltagem do sistema elétrico; a implantação de direção hidráulica; a substituição do tipo de motor e de combustível; o reforço da suspensão; a troca do sistema de freios; o implemento de guinchos, pontos de ancoragem, bases de antenas adequadas à radio-frequência empregada, etc.

Tal política foi adotada tendo em vista:

a) - ser uma prática corrente no nosso Exército;

b) - incrementa a segurança; e

c) - garante a capacidade de trânsito dos carros, eis que uma das grandes características dos Indestrutíveis é a sua pronta mobilidade, realizando viagens em distâncias acima de quinhentos quilômetros.

Se você quer mais informações, ou quer se tornar um sócio da Cia dos Indestrutíveis, acesse a home Page da confraria e proponha a sua associação pelo endereço: http://companhiaindestrutiveis.com/index.php , mas lembre-se, para ser associado você deve ser proprietário de uma viatura militar legitima.

Veja as fotos de alguns exemplares…

Agradecemos ao nosso colaborador em Santa Catarina, Giovane Pasa, pelo texto e as fotos!!! Tem mais matérias da FenaJeep, as quais publicaremos oportunamente!!!!!




Nenhum comentário :

Postar um comentário