18 de jul de 2011

LOUCURA EM DUAS RODAS: A ILHA DE MAN

Anualmente, dezenas de insanos motociclistas de todo o mundo, se reúnem para participar da famosa e louca prova do Troféu Turismo da Ilha de Man, localizada entre o Reino Unido e a Irlanda.
A prova ocorre desde 28 de maio de 1907, e foi por muitos anos a corrida de motocicletas mais prestigiosa e perigosa do mundo. Ela integrava o Campeonato Mundial de Motociclismo até 1976, mas os principais pilotos já a boicotavam antes disso por razões de segurança.
Disputada num circuito de 60km em rodovias sem limite de velocidade, (um dos motivos por ser realizada neste local), cruzando montanhas e vilarejos, sem áreas de escape, já vitimou mais de duzentos competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Segunda Guerra Mundial e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.
Os maiores vencedores são: Joey Dunlop com 26 vitórias em 78 participações:Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações; Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações; Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações; Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e John Surtess com 6 vitórias em 11 participações. Por marcas podemos citar: HONDA com 111 vitórias; YAMAHA com 105 vitórias; NORTON com 43 vitórias; MV AGUSTA com 34 vitórias; BMW com 30 vitórias e SUZUKI com 28 vitórias.
Cada moto larga sozinha, contra o relógio, e uma grande parcela dos competidores sequer chega a concluir o percurso.
A prova de 2011 foi realizada  recentemente, e a melhor maneira de se entender a loucura que é participar dela, é vendo o vídeo abaixo:

O autor do vídeo ainda caprichou na trilha sonora, ao incluir a música “Extreme Ways”, do Moby, trilha sonora do filme “A ideologia Bourne”. Aumente o volume, recoste-se e acompanhe….
O acidente mostrado no vídeo, mandou mais um piloto para o “andar de cima”….



Um comentário :