26 de dez de 2011

O MACACÃO QUE PODE SALVAR OS MOTOCICLISTAS….

        Se você  adora motocicletas, mas tem medo medo de cair ou sofrer um acidente violento,pode ser que em breve seus problemas acabem!!!
          O designer e inventor  canadense, Rejean Neron, criou um conceito de macacão para motociclistas, que em caso de colisão ou acidente, se transforma em um seguro air bag!! O concenti foi batizado como  Safety Sphere, ou Esfera de Seguraça.
          O Safety Sphere é um macacão de proteção comum que  em situações de risco,  infla,  se transformando numa esfera do tamanho do usuário ,cobrindo-o  todo, como se o motorista estivesse dentro de uma grande bola laranja.
         De acordo com o projetista , a roupa infla a cinco centésimos de um segundo com  ar comprimido, para amortecer a queda , permitindo que ele saia ileso de qualquer acidente.
             A esfera é composta por duas camadas de tecido, sendo  uma  interna composta por um material elástico muito fino e a externa feita com nylon  de paraquedas. A bateria se conecta a uma ignição elétrica que aciona uma caixinha de nitrocelulose, fazendo com que a roupa infle em caso de impacto.
“Em caso de colisão, o piloto é arremessado longe, o cabo que o conecta ao acento da moto se solta, a voltagem cai e o processador de circuitos eletrônicos dentro de uma  caixa, localizada no cinto de cada usuário, conecta a bateria de nove volts a um dispositivo na ignição elétrica armazenado na parte de trás dos macacões. Isto provoca o disparo do  propelente explosivo chamado nitrocelulose, fazendo com que a roupa infle”, afirmou o inventor.
             O designer acredita que as motos possam desempenhar um papel muito importante na redução do trânsito nas grandes cidades, mas que para isso os motociclistas precisam ter mais condições de segurança.
             O Safety Sphere ainda  é apenas conceito , mas Rejean Neron  está trabalhando para que a criação comece a ser produzida e comercializada em um futuro bem  próximo.
           Veja a animação abaixo para entender melhor o conceito:




Nenhum comentário :

Postar um comentário