28 de mai de 2012

ESCAPES BORLA PARA O CORVETTE 2012!!!!

Recebemos o aviso, por telefone:
-Tem um Corvette 2012 na AEM- Auto Eletrônica Marcelo, para instalar um novo sistema de escapamentos, importado como o carro, dos Estados Unidos!!!!!
Lá se foi nossa equipe conhecer ao vivo o primeiro exemplar na região,  deste modelo  GM, importado recentemente por um empresário passo-fundense. Trata-se de um Chevrolet Corvette Grand Sport, motor V8 de 430 CV, que ostenta pouco mais de 2.500 Kms rodados.  Ver este verdadeiro ícone do automobilismo mundial alí na nossa frente, com seu vermelho brilhante e suas reluzentes rodas de aro 18 e 19, calçadas com pneus medida 325/30/19 na traseira, é de tirar o fôlego de qualquer apaixonado por carros...
O Corvette já tinha data e hora marcada para esta visita as instalações da empresa do Marcelo D'Arienzo, pois o proprietário preferiu modificar o sistema de exaustão original do veículo, considerado muito "silencioso", e após pesquisar, acabou adquirindo diretamente do fabricante, um kit composto pelos canos duplos, curvas da traseira e os abafadores especiais "Fase 1", apropriados para o uso do veículo.
A marca escolhida, foi Borla, tradicional empresa norte americana, que já há algumas décadas produz peças de customização para carros  de rua e de pista. Existem 3 fases, ou tipos de escapamento, para este ano/modelo de Corvette. A escolha, foi feita através de vídeos publicados pela própria Borla. Veja a diferença no ronco de cada carro, dependendo de qual "fase" foi instalada:


Escolhido o modelo, foi feita a importação, que demorou algumas semanas até se concretizar. Desde a semana passada, as enormes caixas já estavam guardadas na Auto Eletrônica Marcelo, que funciona junto ao Neco Tele Chaves, na rua Capitão Araújo 951, em Passo Fundo, e o trabalho de substituição começou hoje pela manhã. Primeiramente o Marcelão, como é mais conhecido o D'Arienzo, retirou as peças originais, conferiu as substitutas e iniciou a montagem de tudo. Impressiona a qualidade de acabamento dos escapamentos em aço inoxidável (tem garantia para  um milhão de milhas, o equivalente a 1.600.000 kms rodados!!!).
Apesar de tudo estar de acordo, na hora da montagem definitiva, as braçadeiras ficaram justas demais, e descobriu-se que os canos de escape não encaixavam de modo algum nos abafadores esportivos. Após alguns minutos de análise, descobriu-se que na Borla, também ocorrem erros: os abafadores e canos intermediários, vieram com os adesivos de "esquerda/direita", trocados. Foi só alterar a posição das peças debaixo da Corvette, e tudo ficou perfeito.
Alguns ajustes depois, chegou a hora do teste: O ronco do Grand Sport, ficou maravilhoso!!!! rouco, grave, e como o veículo tem limitador de giros, pudemos ouví-lo somente até os 4 mil rpm. Andando, gira muito mais, mas parado, por segurança, existe o limite...
O Corvette, já foi entregue ao seu feliz proprietário, e agora muitos mais poderão ouvir a nova "voz" dessa máquina maravilhosa.
No slideshow, algumas fotos feitas durante esta rápida passagem do GM de 430 CVs originais, pela loja do Marcelão...



O Marcelo D'Arienzo, para quem não conhece, tem mais de vinte anos de experiência em eletrônica embarcada, e hoje atende principalmente veículos importados como Mercedes Benz, BMW, Audi,  Corvette, Ferrari e outros. Também os nacionais são atendidos, e é comum chegarem até ele, veículos com problemas graves que já visitaram outras oficinas na cidade e região, sem ter obtido solução.
Além de utilizar o conhecimento adquirido, na própria loja, Marcelão também ministra cursos de especialização,para colegas mecânicos,  uma vez que nos dias de hoje, a Eletrônica faz parte do dia a dia de todos os veículos, sejam eles tupiniquins ou importados dos mais variados recantos do mundo!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário