26 de mai de 2012

HOMENAGEM ESPECIAL A CARROL SHELBY

No final dos anos cinquenta do século passado, um modesto homem do interior norte-americano decidiu criar ele próprio, carros especiais, e seu hobby cresceu tanto que virou profissão e o transformou num dos maiores ícones da indústria automotor.
Infelizmente, o ex-fazendeiro, ex caminhoneiro, ex-piloto de aviões e carros  Carrol Shelby nos deixou aos 89 anos de idade, no último dia 10 de maio, e inúmeras manifestações ocorreram ao redor do mundo. Uma das mais diferentes, foi gravada num jogo de vídeo game, o Forza Motorsport 4, e merece ser vista:


Carroll foi o fundador da respeitada indústria Shelby American , que criou verdadeiras lendas do asfalto, como o Mustang Shelby  e o Shelby Cobra, nas décadas de 60 e 70. Filho de Warren Shelby, um carteiro de Leesburg e Eloise Lawrence, mudou-se para Dallas, onde concluiu a escola secundária. Se alistou na Força Aérea, combatendo na 2º Guerra Mundial, onde  serviu também como instrutor de vôo e piloto de testes. Casou-se durante o conflito, quando  teve também o primeiro de seus filhos. Saiu da Força Aérea como 2º Tenente, e iniciou seus negócios com uma pequena frota de caminhões e, só depois entrou para o ramo do petróleo. Nas corridas de força livre, iniciou com um Ford 1932, e depois passou para a categoria esporte, com um MG TC. Carroll Shelby iniciou sua carreira de piloto em 1952. Em 1959, foi o vencedor das 24 Horas De Le Mans, ao volante de um Aston Martin e, três anos depois, se destacaria ao volante do roadster Cobra, cuja versão mais potente, entraria para a história como Shelby Cobra. Também foi quem transformou o então fracasso nas pistas Ford GT 40 num sucesso ganhador de 4 anos seguidos da corrida de Le Mans, na França.
A Ford havia tentado adquirir a Ferrari, negocio abortado pouco antes das assinaturas finais, o que fez com que a gigante norte-americana decidisse criar um carro capaz de acabar com o reinado dos carros de Enzo Ferrari, nas pistas europeias.  Surgiu o GT 40, que em 3 anos foi um fiasco enorme. Somente virou campeão depois que Carrol Shelby foi contratado para melhorar o projeto, o que fez colocando um motor maior, mas muito mais confiável para uma prova de 24 horas de duração!!!!! 
Este homem, tinha com certeza, muitas histórias a contar....

Nenhum comentário :

Postar um comentário