15 de mai de 2012

Rally Internacional de Erechim


Vai começar a mais tradicional prova de rally no Brasil: o Rally Internacional de Erechim

A prova de Erechim abre o Campeonato Brasileiro de Velocidade e é válida pelos Campeonatos Gaúcho e Sul-Americano

Nos 14 anos de existência do Rally Internacional de Erechim a cultura da região se apegou tanto ao automobilismo off-road que hoje a cidade que já foi a capital da amizade, é mais conhecida com a capital do Rally. Com quase 100 mil habitantes Erechim vive seus dias mais agitados na semana do dia 14 a 20 de maio com o mais importante evento da região do Alto Uruguai gaúcho (denominação por causa do rio Uruguai que banha a região). "São seis meses de preparação e aproximadamente 1.200 voluntários trabalhando direto na produção do evento", conta Edson Castro, responsável pela comunicação do Rally de Erechim.

O calendário de 16 a 20 de maio, a 15ª edição do Rally Internacional de Erechim mais uma vez está com alguns números além da expectativa dos organizadores, o Erechim Auto Esporte Clube, existente há 47 anos. Até o dia 10 deste mês já são 72 duplas inscritas com a participação de cinco países e 24 competidores estrangeiros. Número de Inscritos e participações de estrangeiros são recordes do Rally de Erechim.

No total são seis categorias disputando os três campeonatos - Brasileiro, Gaúcho e Sul-americano-, sendo que para o Campeonato Brasileiro valem quatro delas: XRC, 4x4 turbo, 4x2 Super e 4x2. Além da atração da estreia do XRC - Xtreme Rally Car, o novo carro de rally 4x4 com motor V6 de 330 cv, a categoria 4x4 turbo somando os carros da classe 3 - 18 e da classe 2 - 9, aparecem com 27 carros para dar mais emoção ao público amante do fora de estrada.

A programação do Rally de Erechim começa na quarta-feira (16) e termina no domingo (20). No primeiro dia é o momento das equipes se instalarem oficialmente no parque de apoio - local preparado com toda a estrutura para atender competidores e membros das equipes. Na quinta (17) o dia é tomado para reconhecimento de trechos e o Super Prime. Às 20h00 o público começa a conhecer de perto carros e pilotos na Largada Promocional no Largo da Prefeitura. Na sexta-feira (18) os concorrentes mais uma vez fazem o reconhecimento dos trechos de estrada de terra no total de 191 quilômetros, com 150 cronometrados. Nesse mesmo dia está programado o Shakedown, o treino final para ajustes das equipes e a largada da primeira especial cronometrada, o Super Prime com horário previsto para as 19h00.

No sábado (19) e domingo (20) a abertura do Parque Fechado será entre 07h30 e 08h00 - com as largadas das especiais para o primeiro carro respectivamente às 08h30 e 07h53. O final da prova no domingo está marcado para 11h12 com premiação e conferência de imprensa logo em seguida.



O histórico Do Rally de Erechim

Disputado desde 1998, o Rally de Erechim é considerado o mais tradicional do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do País. Em 2006 a prova no interior gaúcho passou a fazer parte do calendário do Campeonato Sul-Americano de Rally de Velocidade. Atualmente, o Rally de Erechim é considerado pela Codasur - Confederação Desportiva Automobilística Sul Americana - a prova melhor organizada do torneio continental.



Yokohama Pneus

Para a equipe que utiliza pneus da marca Yokohama e fez sua inscrição até o dia 8 de maio, a dupla teve isenção da taxa de inscrição. O acordo entre a empresa que apoia as competições nacionais de off-road desde 1996 e a Comissão Nacional de Rally - CNR- prossegue para as próximas etapa do campeonato brasileiro.

 Fonte:Confederação Brasileira de Automobilismo



Nenhum comentário :

Postar um comentário