27 de jun de 2012

UM CERTIFICADO DE GARANTIA DE 83 ANOS ATRÁS!!!!!

Em 1929, quando eram pouquíssimas as opções de transporte público no interior do Rio Grande do Sul, um empreendedor radicado em Passo Fundo, chamado Luiz Varella, adquiriu da General Motors, um chassi de caminhão, em que foi montada uma "jardineira", a antepassada distante dos nossos atuais ônibus de passageiros!!!!!
O seu Luis, há 83 anos atrás, foi o responsável pela primeira linha intermunicipal de transporte coletivo, que ligava a capital do Planalto a outra cidade do interior gaúcho, chamada Vila Maria, segundo dados da Prefeitura Municipal.
Passado todo esse tempo, tivemos acesso a uma verdadeira relíquia da época, coisa que pensávamos não existir, ainda mais no final dos anos vinte do século passado!!!! O Neto do sr. Luís Varella, nosso amigo Beto Varella, natural de Sorocaba em São Paulo, e que  morou durante anos em Passo Fundo, hoje reside na capital catarinense, e de Florianópolis, nos envia a foto de um "Termo de Garantia", datado de 3 de setembro de 1929, referente ao chassi de caminhão modelo LQ número 5503, em nome do seu falecido avô Luiz...
Segundo o Beto, o impresso não é em papel comum, mas em uma espécie de tecido grosso da época...
Deleite-se com a lingua portuguesa usada na época!!!!
Agradecemos ao Varella, por ter nos enviado as informações e a foto deste documento, uma verdadeira relíquia de família!!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário