17 de dez de 2012

CHEVROLET CHEVELLE SS 1968 COM MOTOR 454

Entre as décadas de 60 e 70 do século passado, a divisão Chevrolet da General Motors norte-americana produziu um carro de carroceria avantajada e com diversos tipos de motorização, destinado ao público jovem que na época queria outras opções além dos Ford Mustang, Dodge Charger e Challenger e do também Chevrolet Camaro.
Nascia o Chevelle, um belo modelo que rapidamente conquistou seu público e é lembrado até hoje pelos saudosistas, principalmente em suas versões mais apimentadas, reconhecidas pela sigla SS!!!!!
O veículo apresentado neste post, é justamente um Chevrolet Chevelle SS ano 1968,  de cor verde  metálico, com teto de vinil negro e profusão de cromados, que originalmente saiu da fábrica com a potente motorização de 395 polegadas cúbicas, com então  impressionantes 375 HPs originais. O carro foi importado para o Brasil ainda zero quilômetro, e esteve por anos nas mãos do seu primeiro proprietário.
 O tempo passou, e o carro acabou vendido para um colecionador de Flores da Cunha, na serra gaúcha, que consciente do que tinha em mãos, resolveu restaurar o Chevelle em toda a sua glória, adquirindo peças e partes originais diretamente do país de origem.
Na hora da restauração da mecânica do SS, surgiu a opção de instalar no veículo, um atual e repaginado motor GM de 454 polegadas cúbicas, adquirido zero km, que desloca 6.489 cilindradas, com taxa de compressão de 11:1, mais  um cabeçote Edelbrock encimado por um Quadrijet Holley de 650 cfm, que garantem um torque, medido em dinamômetro, de 57,4 mkgf a  3.600 rpms!!!! A potência do Chevelle SS bateu nos 494 HPs!!!!
Depois de tudo medido e devidamente instalado, o carro foi testado em pista, e com seu câmbio manual de quatro velocidades, obteve a marca de 6,5 segundos para sair do zero até os cem km/h. Na prova de arrancada em 400 metros, devido ao peso, obteve passagem  de 161 km/h em 14,5 segundos!!!! Nada mal para um senhor de 44 anos de idade!!!!
PAIXÃO A PRIMEIRA VISTA
O Chevrolet Chevelle SS 454 1968 acabou vindo parar no norte gaúcho, pelas mãos do empresário Thiago Gavioli, que procurava um exemplar em perfeitas condições para fazer parte de sua coleção, até então composta por um Ford Galaxie e um Opala SS6 4.100, além de outros modelos nacionais. Ao visualizar o Chevelle, o coração bateu mais alto, mas disparou mesmo, quando o motor foi acionado e o grave ronco do  Big Block V8 ecoou na garagem do antigo dono. As negociações foram iniciadas alí mesmo, e após um tempo, as chaves e documentos trocaram de mãos...
  O Chevelle SS 1968, já participou de um evento, no Encontro de Carros Antigos e Especiais de Passo Fundo, promovido pelo ACVA - Auto Club Veículos Antigos, e deverá fazer novas aparições daqui por diante, uma vez que alguns detalhes que faltavam, foram finalizados pela equipe da Prathauto Restauração, de Nova Prata/RS.
Assista ao primeiro passeio do Chevelle em Passo Fundo, ainda adaptando o motorista ao seu câmbio manual de 4 marchas...o ronco é muito bonito e forte!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário