11 de fev de 2013

Carteira para menores de idade na Arrancada

     O CDA (Código Desportivo de Automobilismo) é a lei que rege todo o automobilismo no Brasil. Campeonatos e regulamentos devem ser criados e disputados respeitando tudo o que está escrito no código.  Nos últimos anos, a Arrancada ficou esquecida no CDA, e era possível ver apenas algumas linhas com uma breve descrição do esporte.
    Com o empenho de pessoas dispostas a viabilizar a Arrancada no Brasil, aos poucos, isto está mudando! Até o ano de 2012, os jovens que quisessem disputar as provas de Arrancada poderiam andar apenas nas categorias Dragster Jr, ficando impedidos de participar de categorias com veículos de tursimo, já que até então, não existia nenhum tipo de graduação na carteira de piloto de Arrancada, e era exigido a carteira de motorista para a filiação.
      Diante desta situação, Fabio Felix Pascoal, Diretor do Departamento de Arrancada da Federação Paulista de Automobilismo (FASP), solicitou algumas mudanças nas linhas do CDA, que foram atendidas pelo presidente do CONAR (Comissão Nacional de Arrancada), Sr Carlos de Deus e teve também o apoio de Waldner Dadai, presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA.
      A partir de 2013, existirá a Carteira PNA (Piloto Novato de Arrancada), e com isso, pilotos com pelo menos 16 anos de idade poderão participar de categorias de veículos de turismo desde as categorias menores até a Dianteira Turbo C! Essa é uma grande conquista para a Arrancada Brasileira, pois a modalidade, diferente de outras categorias do automobilismo, é carente em categoria de base para a formação de novos pilotos.
   Segue abaixo trecho retirado do CDA 2013:
 SEÇÃO X – DOS PILOTOS DE ARRANCADA E DRIFTING
 Art. 33 – Para participação em provas de Arrancada e Drifting será exigida a Licença de Piloto de Arrancada – PAR, idade mínima de 18 anos por ocasião da emissão da licença e ser portador de carteira nacional de habilitação – CNH.
 33.1 – Para a participação em provas de arrancada com veículos de turismo até no máximo a categoria “Turbo C” do Regulamento Técnico do Campeonato Brasileiro ou similar, será permitida a licença de Piloto Novato de Arrancada – PNA com idade mínima de 16 anos por ocasião da emissão da licença.

Fonte:dragsterbrasil.com





-->

Nenhum comentário :

Postar um comentário