9 de fev de 2014

CRIADO O CAMPEONATO CATARINENSE DE REGULARIDADE PARA VEICULOS ANTIGOS

Uma boa notícia para os antigo-mobilistas! Foi criado o Campeonato Catarinense de Regularidade para Veículos Antigos (CCR).


Segundo Eurípedes NaScimento, diretor regional da FBVA em Santa Catarina, o CCR é um desdobramento do CBR – Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos realizado pela FBVA –, ou seja, são os mesmos objetivos da competição nacional e também para aproveitar o charme turístico de cada região onde serão realizadas as etapas.

O campeonato de 2014 será realizado com três provas distribuídas em regiões turísticas estratégicas, podendo mudar para quatro etapas nos próximos anos. A primeira acontece dia 5 de abril, em Criciúma. A segunda será em Blumenau, no dia 6 de setembro. A terceira e última está marcada para 18 de outubro, em Lages, com a festa de encerramento do campeonato.

“Tudo começou quando realizamos em Blumenau a 3ª etapa do CBR em 2011, e percebemos que era uma forma de incremento no antigomobilismo do estado, saindo um pouco das exposições e encontros”, lembra Eurípedes. Ele explica que no Rally da Altitude, em Lages, em conversa com os idealizadores do evento, Pedro Troian, Julio Mendes e Roberto Provenzano,surgiu a ideia da criação de um campeonato catarinense: “Descobrimos que o Veteran de Criciúma também estava promovendo rallyes com veículos antigos”.

A partir daí houve contato com Osmar, conhecido como “Mazinho”, presidente do Veteran de Criciúma, e em uma reunião entre os três clubes (Blumenau, Criciúma e Lages) no 22º Encontro Sulbrasileiro, foi solicitado o apoio e autorização da FBVA. “O Henrique Thielmann, presidente da Federação, prontamente nos atendeu e confirmou o seu apoio. No dia 18 de janeiro de 2014, em Lages, firmamos a criação do CCR”, conta Eurípedes.

Para Mazinho, a criação do CCR comprova que as provas de rallye de regularidade para carros antigos vem crescendo no meio antigo-mobilista nos últimos anos: “No rallye os carros estão em movimento e transitando em pontos turísticos das regiões onde as etapas acontecem”. “Preservar um veículo antigo é preservar a história, além do que o rallye pode fazer com que novos adeptos tomem gosto pelo antigomobilismo. Desta forma nosso estado estará contribuindo com a história do automóvel no Brasil”, completa o presidente do Veteran de Criciúma.

Roberto Provenzano destaca que é importante salientar que eventos como rallye são interessantes para as economias locais e ou regionais, porque fomentam e incrementam o movimento serviços. “Em 2013 realizamos em Lages um Rally de Altitude. Acredito estarmos em condições para sediar o CCR. Ainda melhor de ter estes ‘antigos’, bom mesmo é estar na estrada rodando e curtindo o passeio junto com amigos, família e amantes do antigomobilismo”, defende o presidente do Veteran Car Club de Lages.

“Ficamos muito felizes pela criação do Campeonato Catarinense de Regularidade. Podemos ver que a semente que plantamos com o CBR continua dando bons frutos”, comenta o presidente da FBVA, Henrique Thielmann. “Vejo a criação do CCR,como uma conquista para nosso estado. Poder viajar por Santa Catarina conhecendo nossa cultura e desfrutando de nossas belezas naturais será um privilégio para qualquer brasileiro”, celebra Júlio Mendes.

O Veteran de cada cidade será responsável pela organização de sua prova. As pré-inscrições começam agora  em fevereiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário