1 de ago de 2014

BURT MUNRO - O TRIBUTO A UM MITO DO MOTOCICLISMO!!!!

Se você, amigo leitor, não conhece a história do motociclista neo-zelandês Herbert Burt Munro, sugiro que tire um tempo e dê uma olhada na história de vida deste incrível cidadão, que com uma motocicleta Indian Scout de 1920, bateu vários recordes mundiais de velocidade, na década de 60 do século passado.
Trabalhando em uma modesta garagem caseira na cidade de Invercargill, na Nova Zelândia, Burt passou vinte anos modificando completamente a Indian Scout 1920, que lhe deu o primeiro recorde de velocidade em 1938, ao qual se seguiram outros sete!!!
Burt Munro tinha um sonho, e fez tudo para realizá-lo: queria correr em Bonneville, a planície desértica de sal norte-americana, e foi alí que obteve três dos seus recordes. Em 1962, estabeleceu, com sua moto com motor de 850 cilindradas, a marca mundial de 270 km/h. Em 1966 marcou 288km/h, e no ano seguinte, correu com um motor de 950 cilindradas que lhe garantiu a velocidade de 295 km/h. Na qualificação, fez um percurso em sentido único marcando quase 306 km/h, considerado até hoje a maior velocidade oficial cronometrada,  com uma Indian!!!
Burt faleceu aos 78 anos de idade, em 1978, e no ano de 2006, foi incluido no hall da fama da AMA - American Motorcicle Association, logo depois da estreia de um filme contando sua trajetória de vida, chamado "The World's Fastest Indian", ( no Brasil, chama-se "Desafiando os Limites") estrelado pelo ator Anthony Hopkins
O fabricante Indian Motorcycle Company, existe desde 1901, e em 2011 foi adquirido pelo grupo Polaris, famoso fabricante de snowmobiles. Para reentrar no mercado mundial, criou um novo motor, cuja campanha publicitária foi feita em cima da história de Burt Munro. Assista ao vídeo: um outro vídeo, mostrando o trabalho da produção, também vale a pena ver...

Nenhum comentário :

Postar um comentário